Desporto, cultura e lazer

basketDESPORTO
As actividades desportivas realizam-se semanalmente abrangendo, alternadamente, as seguintes áreas:
– natação
– futebol voleibol e basquetebol
– ginástica de manutenção
– circuito de manutenção
A utilização de um Centro de Desporto da Comunidade constitui uma oportunidade de acesso e participação em recursos disponíveis para a população em geral e que poderão ser utilizados, noutros momentos, de acordo com os interesses individuais (fins de semana, participação nas classes desportivas regulares).

culturaCULTURA
No âmbito desta actividade são organizadas visitas a exposições e a espaços de interesse e qualidade reconhecidos, em áreas como a pintura, escultura, fotografia, design e a outras de interesse histórico e científico. Esta actividade tem os seguintes objectivos:
– proporcionar oportunidades de conhecimento e acesso a eventos e espaços de divulgação cultural e artística da Comunidade;
– responsabilização pela imagem do grupo, discutindo regras de convivência e de participação social;
-contribuir para o enriquecimento cultural e autonomia.

LAZER
No Verão são organizadas outras actividades, como campos de férias, idas à praia, visitas culturais e passeios a locais de interesse histórico, cultural e turístico, fora da cidade de Lisboa, permitindo a vivência de grupo e o contacto com novos contextos.
Integrados numa perspectiva global de saúde e bem-estar e desempenhando um papel importante na reabilitação individual, os campos de férias têm-se revelado experiências muito significativas para os utentes que nelas participam, concretamente, nas situações onde são escassas as possibilidades de fazer férias ou praia.
Com esta actividade procura-se proporcionar um espaço de convívio, descanso e lazer a todos os que nela participam, bem como reduzir a sobrecarga dos familiares, decorrentes das necessidades de um apoio permanente.