O programa de Educação Apoiada da AEIPS é dirigido a pessoas com experiência de doença mental que pretendem voltar ou continuar a estudar.

Disponibilizamos suportes específicos para a escolha e preparação do projeto escolar, candidaturas e acesso aos espaços escolares, de forma a assegurar a manutenção e o sucesso do projeto educativo individual.

O programa de Educação Apoiada da AEIPS responde às necessidades dos alunos com experiência de doença mental, providenciando suporte de forma a concluírem os seus estudos.

CONTACTA-NOS

A educação e o emprego, são contextos onde obtemos confiança, sentido de respeito próprio e dignidade.
A experiência de doença mental costuma aparecer durante a fase de transição da juventude para a vida adulta (16-23 anos) e pode ter impacto nos objetivos académicos dos jovens. Uma interrupção na educação, por falta de suporte especializado nos contextos educacionais, pode criar dificuldades, deixando estas pessoas em situações de vulnerabilidade.

A lacuna educacional, dificulta o cumprimento de papeis sociais valorizados na sociedade, pode afetar a perceção das pessoas sobre si mesmos e sobre o seu futuro. Também afeta diretamente a vida profissional futura, criando situações “dupla desvantagem” para estas pessoas.

Nem todos os/as estudantes com experiência de doença mental precisam de suporte educacional. Alguns conseguem avançar nos estudos por si próprios, enquanto outros, necessitam deste suporte para que os seus talentos e potenciais não sejam desperdiçados.
É imprescindível dar a oportunidade de aprender, obter conhecimento, ter acesso a contextos educativos inclusivos e de alta qualidade, como as universidades.

O programa de Emprego Apoiado da AEIPS previne o abandono dos estudos e a separação dos jovens dos seus grupos de colegas e amigos.
O sucesso educativo contribui para melhores oportunidades de emprego, para o recovery e participação na comunidade.

Valores da educação apoiada

  • Disponibilidade e acessibilidade

  • Autodeterminação
  • Individualização
  • Serviços de suporte
  • Flexibilidade
  • Colaboração