Manutenção de emprego

É fundamental assegurar um conjunto de suportes a longo prazo que permitam dar apoio na resolução de dificuldades individuais e no desenvolvimento de competências que facilitem o sucesso da manutenção do emprego, da estabilidade da situação profissional e da progressão na carreira.
Estas actividades incluem:

  • Reuniões de suporte individual
  • Reunião semanal pós-laboral e jantar mensal com todos os trabalhadores (partilha de experiências)
  • Contacto directo no local de trabalho
  • Disponibilidade permanente para o apoio no local de trabalho
Reuniões individuais de suporte
Cada participante disporá de uma reunião semanal de apoio individual, em horário pós-laboral para balanço da semana de trabalho, identificação e resolução de dificuldades ou problemas relacionados com o trabalho: execução da actividade profissional, relação com os colegas e supervisores, assiduidade, pontualidade, rotina etc.
Por outro lado, o projecto individual de formação não é considerado de forma isolada, mas é integrado em termos dum projecto de vida global, pelo que se articula com objectivos e necessidades em termos habitacionais, culturais e de lazer, educacionais e sociais.

Reunião semanal pós-laboral
No sentido de complementar o apoio individual, são realizadas semanalmente reuniões do grupo, com todos os elementos que estão empregados, para balanço da semana de trabalho, partilha e comemoração de êxitos, resolução de dificuldades e problemas, reflectindo-se em conjunto algumas estratégias de resolução.
Uma vez por mês realiza-se um jantar mensal para a comemoração do mês de trabalho, criando-se assim um espaço de ajuda-mútua e de suporte motivador da manutenção da actividade profissional.

Contacto e apoio nas empresas
São ainda realizados contactos e reuniões no local de trabalho, no sentido de manter o envolvimento das empresas, promover a definição e a implementação de estratégias que previnam situações de discriminação e desenvolvam mecanismos de respeito pela diferença, facilitadoras do processo de integração.
A realização destes contactos depende das solicitações das próprias pessoas, dado que nalgumas situações existe uma opção pela não revelação da doença mental, no local de trabalho. Nestas situações todo o apoio é prestado fora do local de trabalho.