Ajuda mútua

Esta reunião de suporte semanal é estritamente desenvolvida pelos membros, constituindo uma oportunidade de partilha/ troca de experiências resultantes da vivência da doença mental e para aumentar a coesão do grupo

0 Grupo de Ajuda Mútua tem como principal objectivo a partilha de experiências entre pessoas com doença mental e a identificação de estratégias de resolução ou superação dos problemas e dificuldades que se nos apresentam todos os dias.

Os membros que constituem o Grupo de Ajuda Mútua reúnem-se todas as quartas-feiras às 14h00, conversam entre si até às 15h00 e depois o convívio prossegue fora do espaço do Centro Comunitário, com verba cedida pela própria instituição. No final da reunião, há sempre a leitura de uma acta perante todos os membros. É importante salientar que durante as reuniões não há qualquer participação de técnicos da Associação.

Nas reuniões de ajuda mútua, para além de se partilharem experiências de vida, partilha-se também sabedoria, os membros aconselham-se mutuamente e facultam informações úteis. No fundo, gera-se um clima de amizade em que todos procuram dar força uns aos outros numa perspectiva de solidariedade que abrange idades e sexos diferentes. “Dialogamos entre nós e desabafamos com uma certa facilidade porque sabemos que seremos compreendidos. Na realidade, ao tentarmos ajudar a resolver os problemas dos outros, estamos também a ajudar-nos a nós próprios.”

Fomenta-se o pensamento positivo num enquadramento de recovery e empowerment e, como alguém disse certa vez numa reunião, somos um por todos e todos por um.

Também é dada especial atenção à formação permanente dos membros sobre ajuda mútua, nos processos de facilitação e manutenção das reuniões através de leituras, resumos e debates no âmbito do Núcleo de Membros.